quinta-feira, 18 de junho de 2009

Considerações Finais

Observando os quadrinhos mais de perto, em sua função midiática de definidor de padrões através de suas imagens como “espelhos” do tempo social em que estão inseridos, percebemos um real paralelismo entre as mudanças no retrato das figuras femininas (foco central do artigo) e as mudanças no comportamento social que as mulheres enfrentaram ao longo de pouco mais de um século.

Analisando mais a fundo as particularidades em volta do sujeito feminino e a estética que o cerca, conseguimos compreender um pouco melhor porque a junção destes dois elementos que parecem existir desde sempre sobrevive até hoje. Ainda assim, inserindo alguns dos aspectos estudados na psicologia de Freud dentro do contexto social contemporâneo, chegamos a um certo entendimento da situação atual, onde a questão da estética ganha proporções inacreditáveis.

Por fim, lançado o olhar para a estética das figuras femininas dentro das H, Qs, observa-se que estas seguem o padrão que fica claro dentro do tópico sobre estética e beleza. A imagem da mulher sempre vem representada como estética do belo de seu tempo.

A questão da estética assim, diferentemente da análise comportamental feita previamente, transcende o tempo intacta, podendo o leitor encontrar personagens mais recatadas ou liberais, indefesas ou tomando parte da ação, mas que compartilham da característica que parece assim considerada por tantos parte inerente do gênero feminino – a beleza.


6 - Compilação de personagens femininas de diferentes autores em homenagem ao Dia da Mulher - site Universo HQ

0 comentários:

Postar um comentário