sexta-feira, 15 de maio de 2009

Introduçao e Metodologia

Os quadrinhos, desde seu surgimento no início do século XX, sempre foram caracterizados como uma arte baseada fundamentalmente nas imagens constituintes da narrativa. Partindo dessa importância da imagem dentro do universo dos HQs é que também se pode analisar uma influência no imaginário de seu público, assim como o de qualquer outra mídia.

É objetivo deste trabalho observar mais de perto os quadrinhos em sua função midiática de definidor de padrões através de suas imagens como espelhos de mundo. Restringindo o tema, o projeto busca discutir especificamente a representação do gênero feminino dentro das histórias em quadrinhos. A intenção maior é tentar problematizar, explorando a representação multimídia, a questão da mudança no retrato através dos anos da mulher dentro dos HQ’s.

Para tal, como fonte de pesquisa o artigo se concentra quase em sua totalidade nas grandes produções norte-americanas, principalmente por se tratar de uma literatura mais difundida, de público pouco restrito ao redor do mundo e desta forma uma mídia que influencia o imaginário de um grupo significativo.

Os “Mangas”, formato de história em quadrinhos típico da cultura oriental, não entrarão como fontes inclusas no projeto. Por serem espelhos de uma cultura extremamente diferenciada e de particularidades muito próprias, o seu estudo implica também no olhar mais profundo a todo um modo de organização social e de valores talvez estranhos ou pelo menos peculiares do ponto de vista ocidental. A pesquisa então deixará de fora esse tipo de fonte atendo-se somente ao explicito no parágrafo acima.

Para esclarecer até onde a mudança no retrato feminino se dá é necessário prestar atenção ao passado desta forma de entretenimento e sua evolução até a atualidade. Com isso o projeto também lançará um olhar sobre o histórico de personagens mulheres nos HQs.

0 comentários:

Postar um comentário